quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Banco do Nordeste vai captar R$ 1 bilhão com governo federal

O Banco do Nordeste (BNB) fechou com o governo federal a contratação de um empréstimo no valor de R$ 1 bilhão, via um Instrumento Híbrido de Capital e Dívida (IHCD).
De acordo com comunicado enviado ao mercado pelo banco, a liberação do montante será realizada em uma única parcela. O custo de capital é indexado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, os juros serão calculados com base no mercado secundário das Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B), com vencimento em 15 de agosto de 2050, sendo pagos em parcela única anual, atualizada pela Selic.
A dívida representada pelo IHCD não possui data de vencimento. Eventuais amortizações ou o resgate da dívida, parciais ou integrais, poderão ocorrer apenas na hipótese de acordo entre o banco e o governo. A dívida não poderá ser resgatada por iniciativa da União.
Segundo a nota, considerando que o IHCD obedece aos requisitos previstos pelo Conselho Monetário Nacional, "o valor captado será enquadrado como capital de nível 2, para efeito do cálculo do índice de Basileia. Este enquadramento, tomando-se por base os números relativos a outubro/2010, elevaria o índice de Basileia do BNB para 18,7%".
Juliana Ennes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário