sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sedinc instala Núcleo de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais

Com o propósito de transformar os arranjos produtivos locais em uma força econômica para o Maranhão, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) instalou, nesta terça-feira (26), o Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (NEAPL/MA). O ato foi realizado na Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).
Participaram da solenidade, o secretário Mauricio Macedo; a representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fabiany Made Vellasco; o diretor da Fiema, José Reis Ataíde, além de representantes das instituições que compõem o Núcleo.
Maurício Macedo destacou a importância do Núcleo como instrumento perene para que se desenvolvam as cadeias produtivas do estado e convocou as entidades a trabalharem em conjunto. "Esse é o grande momento de darmos as mãos para podermos desenvolver as cadeias que hoje se encontram na informalidade, como é o caso do gesso no município de Grajaú", exemplificou o secretário.
Uma dos primeiros passos do Núcleo Estadual de APLs será identificar as ações, atividades produtivas, localidades, parcerias e dificuldades. À Sedinc cabe fomentar e acompanhar o desenvolvimento dessa política nacional do MDIC.
Após a abertura, o superintendente do Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas da Sedinc, José Oscar de Melo Pereira, mostrou os objetivos, estrutura, atribuições e funcionamento, além do contexto do Núcleo no Maranhão. "O núcleo estadual vai coordenar as atividades produtivas executadas por cada instituição para identificar as ações de parcerias, eventuais gargalos e estabelecer uma agenda de trabalho focada em atender as demandas necessárias ao desenvolvimento local", destacou José Oscar.
Logo em seguida, a representante do MDIC, Fabiany Vellasco, fez uma apresentação sobre a Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais. Ela mostrou o papel dos Núcleos Estaduais de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais e a estrutura e funcionamento do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais - GTP APL.
De acordo com FabianyVellasco, o momento atual é bastante oportuno para a instalação do núcleo estadual dos APL's, devido às ações que estão sendo desenvolvidas pelas demais instituições que o compõem."Acredito que com a mobilização dos atores e das instituições aqui envolvidas, o núcleo vai atuar de forma a colaborar com os arranjos produtivos do Maranhão", observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário