terça-feira, 12 de julho de 2011

Vendas no varejo sobem 0,6% em maio, aponta IBGE

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 0,6% em maio, na comparação mensal, com ajuste sazonal, segundo divulgou, nesta terça-feira (12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado reverte queda de 0,2% verificada em abril frente março. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, sem ajuste sazonal, as vendas subiram 6,2%.
No acumulado do ano, o crescimento é de 7,4% e, em 12 meses, de 9,2%.
Em relação à receita nominal de vendas, houve crescimento de 0,8% em maio em relação a abril. Na comparação com o mesmo mês de 2010, o avanço foi de 10,7%. No acumulado do ano, a expansão soma 12,3% e nos últimos 12 meses a receita nominal avançou 13,4%.

AtividadesNa comparação com abril, seis das oito atividades do varejo apresentaram crescimento para o volume de vendas na série ajustada sazonalmente.
Os resultados positivos foram de 11,6% para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; 2,5% para tecidos, vestuário e calçados; 2,4% para livros, jornais, revistas e papelaria; 1,9%para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; 1,3% paramóveis e eletrodomésticos; 0,4% em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.
As quedas foram de 0,6% paracombustíveis e lubrificantes e de 4% em outros artigos de uso pessoal e doméstico.
As duas outras atividades que, com as anteriores formam o varejo ampliado registraram resultados de 0,2% para veículos e motos, partes e peçase de 0,0% para material de construção em relação a abril.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário